Phishing - Uma ameaça virtual na realidade humana




     O denominado Phishing corresponde a palavra fishing, que no vocabulário em inglês significa "pescaria". Essa é uma das formas de fraudes eletrônicas, com a finalidade de obter dados sigilosos de usuários, e não apenas dos leigos, mas os conhecedores da área também são vítimas dessa fraude. Esses dados sigilosos principalmente ocorrem para adquirir as senhas de cartões de crédito, e consequentemente, a facilidade para conseguir os dados financeiros, e o alcance para visualizar constantemente a conta em movimento ficará mais acessível e simples. Entre outras formas, como SMS, email e mensagens instantâneas, a oportunidade para conseguir iludir o usuário que sem malícia acessa o site do banco, pois, aparentemente  a parte gráfica do site é geralmente impecável, e acaba conquistando a confiança do cliente.
     Um método em que geralmente esses criminosos usam, são de implementar a URL ( endereço eletrônico) com expressões frequentemente de confiança, para que a mesma transpareça convicção, em casos bancários por exemplo, usam termos de segurança virtual como "security" ou "secure", com a finalidade de que o usuário sinta-se realmente firme em suas escolhas, e na verdade, o mesmo será enviado para um domínio falso de um usuário mal intencionado.
   Geralmente a ansiedade em ver um email terá como consequência, a disponibilização de acesso ao computador do usuário vulnerável, tendo que ter cautela ao clicar no email, pois é necessário que sempre conheça o remetente, para que assim, em momento consequente, possa acessar as informações, e mesmo que o remetente seja conhecido, e tiver um arquivo anexado, é sempre recomendável indagá-lo sobre o envio do arquivo, pois esses criminosos facilmente alteram algumas informações, e conseguem se passar pelo o remetente esperado; e a verificação de atualizações de software é essencial, para que as falhas do programa, sejam extintas e em sequência protegerão o seu computador, mas é recomendável em cada mês, verificar atualizações dos seus programas; o antivírus e o firewall se enquadram nesse mesmo sentido, sendo que respectivamente, é para continuar atualizando o sistema de segurança e escaneando os programas baixados, com o objetivo de excluir qualquer tipo de arquivo malicioso, e  sempre habilitar o uso do firewall, com a finalidade de evitar os espiões em seu sistema.

Feito por Carlos Ferreira
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 1 comentários

13 de novembro de 2012 às 07:07

Muito esclarecedor. No concurso para advogado da Dataprev, no último domingo, havia uma questão sobre o tema. Quem tivesse lido seu blog, acertaria. Parabéns pelos artigos. Voltarei mais vezes.

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. Cyber Justiça - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger