Engenharia Social: Uma forma maliciosa de obtenção ilícita.

   



   As novidades que se atualizam constantemente no mundo virtual, demonstra a necessidade de acompanharmos através de informações com a finalidade de adquirir conhecimento. Dessa forma, é inevitável que a segurança virtual das máquinas não estejam vulneráveis ao ataques em que são criados frequentemente. Dessa vez, o ataque virtual não é o assunto principal do artigo presente, e sim a engenharia social, que é um meio de agir através de práticas utilizadas para obter informações consideravelmente sigilosas para as empresas, sendo geralmente usado para ludibriar à vitima tentando transmitir confiança e segurança ao usuário, para que o mesmo possa acreditar em suas intenções aparentemente de boa-fé.
    Com as redes sociais, a engenharia social criminosa teve uma significativa crescente no decorrer do tempo, pois ao criar um perfil em uma rede mundialmente social, as informações sobre à vida pessoal poderão ser usadas com malícia pelos criminosos, e nesses casos, é recomendável ter cautela sobre expor dados da própria vida, embora não seja o meio infalível de evitar os ataques, porém a diminuição seria amplamente notável pelos pesquisadores.
      E uma das formas mais usadas por esses engenheiros sociais maldosos são através de notícias e SPAMs que são enviados constantemente para diversos emails todos os dias, com o objetivo de obter dados bancários, informações pessoais que sejam necessárias para falsidades ideológicas. A matéria geralmente abordada nesses SPAMs são em relação aos assuntos atuais da mídia e/ou até mesmo conteúdo que interessem o próprio usuário. Após conseguirem a confiança plena do usuário através da mensagem falsa, usualmente no mesmo email possui um link que supostamente dará acesso ao interesse do usuário, porém, ao clicar nesse mesmo link, o usuário será encaminhado para uma página falsa de bancos, redes de relacionamento, contas de email. E os dados que foram inseridos pelo o usuário serão conduzidos virtualmente para a máquina do criminoso, ou seja, essa forma de conseguir iludir o indivíduo é necessário que exista conhecimento por parte do criminoso, e consequentemente vulnerabilidade no sentido conhecimento pelo usuário. Por isso, a informação aos crimes cibernéticos e ao mundo virtual torna-se essencial na realidade em que vivemos.

Feito por Carlos Ferreira
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. Cyber Justiça - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger